Trabalhos Científicos

O prazo para submissão encerra-se em:
 

dias


horas


minutos


SEGUNDOS

 



I – Instruções para submissão de trabalhos

Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu trabalho. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o trabalho já inscrito. 
ATENÇÃO: O envio do trabalho é exclusivamente via site do congresso.
Para submeter um trabalho, proceda da seguinte maneira:
1) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.
2) Clique no menu [Meus Trabalhos].
3) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de trabalhos. Preencha todos os campos do formulário online.
4) Antes de submeter o trabalho, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de trabalhos.
ATENÇÃO: O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente para esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores.
5) Assinale a forma de apresentação preferencial: 
Apresentação Oral 
Vídeo Livre 
Pôster Eletrônico 
TCC CET SOBED 
6) Ao finalizar a submissão do(s) trabalho(s), clique o botão "Desconectar".
7) Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo(s) trabalho(s) (quem submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam, você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão de trabalhos).
8) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o trabalho pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.
9) Para novos acessos a web, basta informar LOGIN e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha".

 



II - Instruções para preparação dos trabalhos

• O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado, com limite de 250 caracteres.

• O corpo do texto não deve exceder 2.500 caracteres com espaços (não inclui título e autoria/filiação).

• Os resumos deverão ser estruturados em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão.
• Os relatos de casos deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham grande relevância.
• O trabalho enviado para a modalidade vídeo deve conter o link do Youtube com a apresentação do caso. É de responsabilidade do autor os dados contidos e o devido acesso ao link para a etapa de avaliação.
• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.
• O conteúdo do resumo/relato de caso deve estar relacionado ao tópico escolhido.
• • Não são permitidos na submissão eletrônica: gráficos, tabelas, referências ou agradecimentos. Estes devem ser inseridos somente no material que será apresentado no congresso.
• Deverão ser informadas até 3 palavras-chave;
• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.
• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.
• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

 



III - Informações importantes

• O prazo para submissão dos trabalhos é: 28/08/2024.

• O trabalho deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. E é fundamental que esteja gramaticalmente correto, caso contrário, poderá ser motivo de rejeição do trabalho.
Obs: Os trabalhos da modalidade “TCC de CENTRO DE TREINAMENTO” devem ser submetidos apenas em português e o primeiro autor do trabalho deve estar vinculado a uma das instituições homologadas pela SOBED. Ver lista: https://www.sobed.org.br/sobed-especializacao/centro-de-ensino-e-treinamento/ - trabalhos que não estiverem dentro das normas previstas não serão considerados.
• Para receber o certificado do seu trabalho após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento. Solicitações devem ser enviadas pelo Help Desk.

• Não há limite de trabalhos por autor. Não há limite de autores por trabalho. Insira os autores na ordem desejada.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) do trabalho também deve estar incluído(a) na lista de autores.

• O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 16/10/2024.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 13/11/2024
• A apresentação deverá ser feita pelo(a) autor(a) indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro(a) autor(a) do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito(a) no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição. A modificação deve ser avisada à Comissão Científica até o dia 14/11/2024, entre em contato pelo HelpDesk informando a necessidade da troca.
• Será emitido apenas 01 (um) certificado online por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão confeccionados seguindo a ordem cadastrada de autores.
• ATENÇÃO: todos os materiais produzidos sobre os trabalhos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível realizar alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.
• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, a Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha.
• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral ou vídeo, podem ser apresentados via pôster ou recusados e os autores serão informados desta decisão.
• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.
• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar trabalhos, sem informar os motivos da recusa.
• O envio do trabalho representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o mesmo, se aceito, durante o evento.
• A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.

 



IV - Temas

» Centro de Treinamento - SOBED
» » Cirurgia (CBCD)
» » Endoscopia (SOBED)
» » Gastroenterologia (FBG)


V - Instruções para envio de Trabalhos - Modalidade Vídeo Livre

Para forma de apresentação em vídeo, deverá ser selecionada a respectiva modalidade e feita a submissão de um resumo (em formato de texto) do mesmo. O link do vídeo deverá ser anexado no campo do resumo durante a submissão do trabalho como um link do Youtube.
IMPORTANTE: O vídeo não pode exceder 7 minutos em sua duração total.
• Só serão avaliados os vídeos corretamente enviados pelo site do congresso.
• O filme pode conter áudio.
• O filme deve ser editado na velocidade padrão. Sem aceleração ou câmera lenta.
• O filme deve ser formatado em qualquer um dos cinco formatos a seguir: MP4, MOV, WMV, AVI e FLV.
• O filme não pode conter viés comerciais evidentes e abusivos.
• O filme deverá conter apenas as informações do caso. Não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.
• Os filmes cirúrgicos devidamente carregados em nosso site serão avaliados quanto ao seu conteúdo educacional e qualidade áudio/visual do filme.
• Os filmes que não respeitarem as regras acima serão automaticamente desclassificados.
• O vídeo deverá ser anexado / enviado para o YOUTUBE e, após este envio, copiar (CTRL+C) o link do campo “Incorporar” e colar (CTRL+V) no campo disponível em sua área restrita.
• Se o trabalho submetido for aprovado para esta modalidade, o autor deverá reapresentá-lo, exibindo o vídeo enviado previamente para avaliação. Destacamos a importância de o autor atender à solicitação de entrega do material no Media Desk do evento com antecedência, visando evitar possíveis atrasos durante a realização da atividade no programa científico.
• Devido às limitações de espaço na grade científica, os trabalhos inicialmente submetidos como vídeos, mas aceitos para a modalidade de pôster eletrônico, devem encaminhar o arquivo PDF seguindo as normas de apresentação estabelecidas no tópico VII deste edital.

INSTRUÇÕES PARA INSERIR VÍDEO NO YOUTUBE

• Passo 1: Acesse o site www.youtube.com
• Passo 2: Crie uma conta. Se você já tiver uma, siga para o próximo passo.
• Passo 3: Faça login na sua conta.
• Passo 4: Clique no ícone da câmera "Criar" no topo da página à direita. Ele fica perto da barra de busca. Em seguida clique em [Enviar vídeo].
• Passo 5: Selecione o arquivo de vídeo ao clicar em [SELECIONAR ARQUIVOS].
• Passo 6: Selecione o arquivo de vídeo e clique em abrir.
• Passo 7: Insira os detalhes solicitados nas etapas [Detalhes] e [Visibilidade]. A informação necessária para envio inclui o título do vídeo e a descrição do vídeo.
• Passo 8: No campo [Visibilidade] escolha as suas Configurações de Privacidade. Selecione a opção de "não listados" (Vídeos não listados não aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, mas podem ser vistos por aqueles que têm o link. Portanto não divulgue o link a qualquer pessoa).
• Passo 9: Clique no botão Salvar. Todas as informações que você inseriu serão salvas quando o seu vídeo terminar de carregar. Quando a barra preencher totalmente, você terá terminado de enviar o seu vídeo para o YouTube.
• Passo 10: Copie o Link do vídeo e cole no respectivo campo do formulário eletrônico do envio de trabalhos no site do evento.

Importante: O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de configuração/ formatação.



VI - Instruções para trabalhos aprovados - Apresentação Oral e Vìdeos

• O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e é fundamental comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. Pedimos que não leve sua apresentação direto para a sala, a fim de evitar atrasos e intercorrências com a exibição da apresentação e com os equipamentos técnicos disponíveis para a apresentação.

• O autor apresentador poderá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos.

• [CLIQUE AQUI] para fazer o download do template padrão. (EM BREVE)

• Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado.

• Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor responsável pelo envio e previamente estipulado no programa científico do congresso. 

• Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças.

 

Tempo de apresentação para os trabalhos de cada área

• GASTROENTEROLOGIA (FBG):

o    em breve.

• Jovem Gastro - em breve.

• Ligas Acadêmicas - em breve.

 

• ENDOSCOPIA (SOBED): 

o    em breve.

 

• CIRURGIA (CBCD): 

o Tema livre - 07 minutos para a apresentação dos slides e 02 minutos para discussão e perguntas.

o Vídeo livre - 07 minutos para a apresentação do vídeo e 02 minutos para discussão e perguntas.

 

Cronograma de apresentações orais

EM BREVE.



VII - Instruções para trabalhos aprovados - Pôster Eletrônico

Modalidade Pôster Eletrônico (E–Pôster) – Orientações e Normas para envio

  • Os trabalhos aprovados ficarão em exposição durante todo o período do congresso. 
  • A emissão do certificado é condicionada ao envio do slide do e-pôster e a participação do autor responsável no evento presencial.
  • Os trabalhos deverão ser enviados no formato de pôster eletrônico (E-Pôster), ou seja, não precisarão ser impressos.
  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: [CLIQUE AQUI] PARA SER REDIRECIONADO OU COPIE E COLE O LINK A SEGUIR NO SEU NAVEGADOR: EM BREVE.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima. 
  • Prazo de envio: 16/11/2024 - O sistema ficará aberto até as 23:59 - Horário de Brasília.
  • Todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres eletrônicos aprovados em qualquer um dos totens disponíveis. Os resumos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada resumo tem um link para acessar o arquivo do pôster eletrônico.
ATENÇÃO: O código do trabalho pode ser localizado no menu [MEUS TRABALHOS] ao lado esquerdo do título do trabalho, na área do autor responsável pela submissão.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Trabalhos inicialmente submetidos como vídeos, mas aprovados pela Comissão Científica para a categoria de pôster eletrônico, devem encaminhar o arquivo em PDF, seguindo as normas estabelecidas para trabalhos aprovados nesse formato de apresentação. Os trabalhos que originalmente enviaram um link de vídeo estarão disponíveis para consulta pelos participantes durante o congresso.
  • É permitido o uso de QRCODE e de logo da instituição em que o trabalho foi realizado. 


VIII - Premiação

As premiações oferecidas são informadas abaixo e correspondem ao tema do trabalho submetido no sistema. 

SOBED (Endoscopia)

A definir.

 

FBG (Gastroenterologia)

A definir.

 

CBCD (Cirurgia)

CBCD (Vídeo Livre) - Em cada sala será escolhido o melhor vídeo, que receberá um certificado de menção honrosa do CBCD na seção de premiação.

CBCD (Tema Livre) - Em cada sala será escolhido o melhor Tema Livre, que receberá um certificado de menção honrosa do CBCD na seção de premiação



IX - Publicação

Os trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso.



X - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador, exclusivamente para os trabalhos que tenham atividade de apresentação programada no evento.
  • Pelo menos um dos autores deve estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente, desde que esteja dentro do limite de submissões permitido por inscrição.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores que tenha participado e apresentado o trabalho pode solicitar a transferência do certificado por meio do "Help Desk" no site do congresso.
  • Não haverá controle de frequência para a emissão do certificado de presença.

Realização

Organização


agência de turismo